sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dilma mantém 39% e Serra, 34% em nova pesquisa Ibope

Marina aparece com 8% das intenções de voto.
Margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.

Do G1, em São Paulo
A candidata Dilma Rousseff (PT) se manteve à frente de José Serra (PSDB) em nova rodada de pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta sexta-feira (6) pela TV Globo. Segundo a pesquisa, Dilma apresentou 39% das intenções de voto; José Serra (PSDB), 34%; e Marina Silva (PV) teve 8%.
O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 173 municípios de segunda-feira (2) a quinta-feira (5). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter de 37% a 41%; José Serra, de 32% a 36%; e Marina Silva, de 6% a 10%. Em relação à pesquisa divulgada na sexta-feira (30), Marina passou de 7% para 8%. Dilma e Serra mantiveram os mesmos índices de intenção de voto no primeiro turno.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Primeiro debate entre os presidenciáveis será esta noite

O primeiro debate entre os candidatos a presidente da República acontece hoje à noite, a partir das 22h (horário de SP), na TV Bandeirantes, canal 13.

O encontro reunirá os quatro concorrentes mais bem colocados nas pesquisas: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSOL).

O debate terá cinco blocos e será mediado pelo jornalista Ricardo Boechat. Durante duas horas, os candidatos poderão fazer perguntas entre si e responderão a questionamentos de profissionais da emissora.

O primeiro encontro entre os presidenciáveis é cercado de grande expectativa. Nos últimos dias, os quatro participantes enxugaram a agenda pública e deram preferência a atividades internas. Reuniram-se com equipes de campanha e assessores para afinar o discurso.

Dilma Rousseff disse ontem que buscará dar ênfase a questões de segurança e educação, duas áreas consideradas sensíveis em São Paulo, Estado governado por Serra até março deste ano.

Questionada se estava preocupada com discussões relativas à saúde, ela garantiu que também está disposta a abordar temas do setor.

“A saúde é muito importante, sem dúvida tem que ser tema de debate. Mas, junto da saúde a gente tem que debater também educação e segurança. Aliás, porque são esses os temas que interessam à população”, afirmou.

Serra, por sua vez, se disse animado com o primeiro debate. Ele ressaltou a importância do evento, mas se negou a revelar qual será sua estratégia.

“Nenhuma. É expor idéias, comparar e debater”, disse.

Marina cancelou uma visita que faria na manhã de hoje a uma entidade assistencial em São Paulo para descansar e se preparar para o debate. Plínio também passou o dia na capital paulista reunido com sua equipe de campanha.

Além da TV Bandeirantes, o debate também será transmitido pela Bandnews, além das rádios Bandeirantes e Bandnews FM e do portal de internet eBand. Com informações do site R7.

CNT/Sensus: para 47,1%, Dilma deve ganhar eleição

A pesquisa CNT/Sensus mostrou que 47,1% dos entrevistados acreditam que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ganhará a eleição deste ano. O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, explicou que a expectativa de vitória também é um elemento de decisão para os eleitores. Para 30,3%, o candidato do PSDB, José Serra, é quem vai vencer, enquanto apenas 2,2% acreditam que Marina Silva (PV) vai assumir o posto no lugar de Luiz Inácio Lula da Silva após a apuração dos votos válidos.

A pesquisa foi divulgada hoje e mostra a candidata petista com 41,6% das intenções de voto, à frente de Serra (31,6%), Marina (8,5%) e dos presidenciáveis José Maria, do PSTU (1,9%), e Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL (1,7%). Na simulação de segundo turno, Dilma ganharia com 48,3% dos votos contra 36,6% de Serra. Já contra Marina Silva, ela venceria com 55,7%, contra 23,3% da candidata do PV.

A sondagem entrevistou duas mil pessoas em cinco regiões do País, em 136 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 21.411/10 em 29 de julho.