Brasília, 19 jan (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje que pretende inaugurar "todas as obras possíveis" até abril, para promover a candidatura de sua ministra Dilma Rousseff para a eleição de outubro.
"É necessário mostrar quem foram os que ajudaram a fazer as coisas neste país", declarou Lula durante a inauguração de uma represa em Minas Gerais.
Conforme Lula lembrou, pelas normas eleitorais, todo funcionário público que deseje concorrer a um cargo público em 3 de outubro deverá renunciar ao atual posto até abril.
A atual ministra da Presidência ainda não confirmou sua candidatura em público, mas Lula a trata como tal há mais de um ano, nas quais ele não poderá concorrer porque já foi reeleito em 2006.
O Partido dos Trabalhadores (PT) realizará uma convenção nacional em fevereiro, na qual Dilma deve ser confirmada oficialmente como candidata presidencial do partido.
Dilma, de 62 anos e filiada ao PT desde 1999, tem mais de 20 anos na administração pública, sempre em cargos de perfil técnico, e nunca disputou uma eleição.
Durante os últimos três anos, a ministra dirigiu o chamado Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
Apesar disso, pesquisas de opinião atribuem a ela cerca de 20% de votos nas eleições de outubro e revelaram que seu nome é quase desconhecido para milhões de eleitores.
Pelas mesmas pesquisas, o favorito para suceder Lula é o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), com 40% das intenções dos votos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário