terça-feira, 15 de junho de 2010

17 ° Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes lança comitê brasileiro. (Pastora Simone Paim)

Nesta segunda-feira (14/6) foi lançado o Comitê Nacional Preparatório (CNP) para o 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE). A atividade contou com a participação de diversas organizações e movimentos: estudantil, negro, de mulheres, comunitário e juventudes políticas. Na mesa, o Secretário Geral da Federação Mundial das Juventudes Democráticas (FMJD), Jesus Moura, conhecido por Pepito.
O tema do 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes é "Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, derrotemos o imperialismo!".
O objetivo é que o comitê organize a delegação brasileira que participará do Festival, além das contribuições às sistematização das propostas. O CNP deve realizar também atividades de divulgação do Festival no Brasil.
Durante o festival, será realizado o Encontro Internacional dos Estudantes, cujo objetivo é rearticular o movimento estudantil da América Latina, Ásia, África, Europa e Oriente Médio no sentido de atuar com unidade e debater a reorganização da União Internacional dos Estudantes (UIE), já que o último congresso da entidade mundial ocorreu em 2000. Uma das campanhas principais a ser encampada é a campanha mundial "Educação, direito de todos", que inclui na pauta a reivindicação de que a educação não seja incluída na lista de "serviços" da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Para o representante da FMJD, Jesus Moura, a importância do Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes é manter viva a luta mundial contra o imperialismo, para construir um mundo melhor. Pepito acredita que é papel do Festival promover o debate político, especialmente neste momento de crise do capitalismo. O festival contará com mesas de debates, atividades esportivas e culturais, incluindo concursos de fotos, de poesias e de artigos jornalísticos.
Bandeiras
Entre as principais bandeiras defendidas pela Federação Mundial das Juventudes Democráticas, e que serão debatidas no FMJE, estão o apoio à causa palestina, ao povo sahawari, solidariedade ao povo africano contra o colonialismo, solidariedade a Cuba e repúdio ao bloqueio contra a ilha, e solidariedade à juventude colombiana e contra a repressão do Estado colombiano.
História do FMJE
A primeira edição foi realizada na cidade de Praga, antiga Tchecoslováquia, dois anos após o final da Segunda Guerra Mundial. Na ocasião teve como eixo central a denúncia dos crimes cometidos pelo nazi-facismo. De lá para cá, o Festival percorreu os continentes europeu, asiático, africano e latino americano. O mais recente foi organizado na cidade de Caracas, capital da Venezuela, em agosto de 2005. Esta será a primeira vez que o evento ocorrerá na África subsaariana.
O festival deve reunir mais de 20 mil jovens no mês de dezembro no distrito de Soweto, bairro no subúrbio de Johanesburgo, que ficou mundialmente conhecido como palco de resistência anti-racista na luta contra o Apartheid, como foi o Massacre de Soweto em 1976, quando houve uma repressão policial a uma passeata estudantil com mais de 10 mil participantes. A África do Sul é também o foco de atenção de todo o mundo, por sediar a Copa do Mundo de Futebol. Será o marco, ainda, de 65 anos de fundação da Federação Mundial da Juventude e dos Estudantes.
Calendário
Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE)
País: África do Sul - Distrito de Soweto
Data: 13 a 21 de dezembro de 2010
Informações: SRI/JSPDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário