GABRIELA QUINTELA
da Folha Online
O ministro da Previdência, Luiz Marinho, declarou voto em Ricardo Berzoini para presidente nacional do partido. Ele registrou seu voto no diretório de São Bernardo do Campo (ABC paulista).
Sobre a pesquisa do Datafolha, que revela que 65% dos brasileiros rejeitam um eventual terceiro mandato para o presidente Lula, Marinho afirmou que "alguém [da base aliada], com o intuito de aparecer no debate, colocou essa questão em discussão". "Mas o presidente rechaçou. Não há nenhuma chance".
Segundo ele, a única possibilidade de mudança é "acabar com a reeleição no Brasil" e não a de criar um terceiro mandato. "Ontem um empresário me dizia [sobre o terceiro mandato]: 'Vocês têm que assumir isso!' Mas nós não vamos assumir isso, pois não temos interesse [em um terceiro mandato]", destacou.
O ministro disse acreditar que o debate sobre o mandato de cinco anos é válido, mas que não é favorável a essa mudança. "Eu acho que este debate [sobre o mandato de cinco anos] faz sentido. Mas sinceramente, eu, como cidadão, não mexeria [no sistema eleitoral]. Eu acho que o sistema de reeleição no Brasil está de bom tamanho."
Marinho criticou a idéia de fazer em 2007 uma pesquisa sobre a sucessão presidencial de 2010 e os possíveis candidatos.
Ele afirmou ainda que o PT deve apresentar candidato próprio em 2010, e destacou como possíveis nomes os dos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Marta Suplicy (Turismo), Tarso Genro (Justiça), e do governador da Bahia, Jaques Wagner. "O PT vai trabalhar no sentido de construir uma alternativa", disse, ressaltando que o partido "deve estar preparado para a eventualidade de um candidato de outra legenda da base aliada".
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u350585.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário