terça-feira, 11 de março de 2008

Dilma aceita título de mãe do PAC, mas descarta candidatura para 2010

11/03/2008 - 13h44

Folha Imagem

Depois de ser intitulada de "mãe do PAC" (Programa de Aceleração do Crescimento) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Dilma Rouseff (Casa Civil) confirmou hoje que aceita a "maternidade" do programa. Dilma negou, porém, que já esteja em campanha para suceder Lula no Palácio do Planalto nas eleições de 2010.

"Eu sei que você falam, mas não é algo com que eu compactue [a candidatura]", afirmou. Ao deixar o Congresso Nacional após participar de cerimônia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, Dilma disse que aceita ser "mãe do PAC" nos bons e maus momentos do programa do governo federal.

'Eu acho que é um título simbólico, que simboliza a coordenação. Para o bem ou para o mal, eu sou a mãe do PAC. Tanto nos momentos difíceis dele, quando diziam que era uma pirotecnia, quanto nos momentos bons do PAC, quando as obras saem e você consegue resolver, é responsabilidade da coordenação", disse.

Apesar de negar a candidatura ao Palácio do Planalto, o presidente Lula lançou indiretamente o nome de Dilma na corrida à presidência da República. Ao inaugurar obras do PAC em favelas do Rio de Janeiro, na semana passada, Lula afirmou que a ministra é "uma espécie de mãe do PAC", mas negou interesse eleitoral nas obras.

"[A ministra Dilma] é uma espécie de mãe do PAC. É ela quem cuida, cobra e vê o andamento das obras", afirmou Lula na ocasião.

A ministra chegou a minimizar o termo "mãe do PAC" após cerimônia na favela da Rocinha, mas hoje voltou atrás ao afirmar que se sente responsável pelo programa.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.