terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Berzoini: PT deve definir nome em 2010

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
da Folha de S.Paulo

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, disse que a formalização da candidatura do PT à Presidência deverá se dar apenas no início de 2010, no congresso do partido, mas que o nome da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) já "surge como o mais identificado com o coração" do governo Lula.

"O nome da Dilma pode se consolidar rapidamente. Podem surgir alternativas. No momento, não há ninguém se propondo a isso, mas é preciso deixar esse espaço aberto em nome da democracia do PT e da relação com outros partidos", afirmou.

Segundo ele, apesar da formalização acontecer apenas em 2010, no segundo semestre do ano que vem o partido terá condições de avaliar se poderá ou não apresentar um candidato petista à sucessão de Lula.

No final de semana passado, em São Roque (SP), a ala majoritária do PT discutiu a sucessão presidencial. Segundo a Folha apurou, não houve consenso com relação ao nome de Dilma por conta de eventuais efeitos da crise econômica no país em 2009.

O ex-ministro José Dirceu avalia que é cedo para avançar na discussão de um candidato petista ao Planalto.

"A prioridade do PT, do governo do país, é a crise. Não é antecipar a sucessão. Nós temos uma pré-candidatura, que é a da ministra Dilma. O presidente apresentou ao partido. Ela tem simpatia e tem adesão no partido, mas a questão não está resolvida (...)", disse.

O PT, no entanto, definiu que começará a negociar com potenciais aliados no início do ano que vem, dando prioridade ao PSB, ao PC do B, PDT, PR e PMDB.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.