terça-feira, 4 de setembro de 2007

PSB, PC do B e PDT oficializaram, em São Paulo, o "Bloco de Esquerda" e ameaçam lançar o ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE) como candidato à Presidência

* Embora chamando de "desserviço" a decisão do PT de anunciar candidatura própria em 2010, PSB, PC do B e PDT oficializaram ontem em São Paulo o "Bloco de Esquerda" e ameaçaram lançar o ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE) como candidato à Presidência.


(Folha de São Paulo - Sinopse Radiobrás)


PT tem 4 possíveis nomes para sucessão presidencial

KENNEDY ALENCAR

da Folha de S.Paulo, em Brasília


Lula já deixou claro que o PT não deve descartar a possibilidade de apoiar um aliado na sucessão de 2010.

Em conversas reservadas, ele cita o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) como a primeira opção no cenário feito hoje.

Já o PT lutará para que a cabeça de chapa de eventual aliança seja do partido.

Se não der, pregará que várias forças do campo lulista lancem seus postulantes.

Entre as tendências do PT, é majoritária a opinião de que o partido tem atualmente quatro possíveis postulantes: a ministra do Turismo, Marta Suplicy, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

Na maior parte do partido, dois nomes que constam da lista de Lula não fazem sucesso: os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Tarso Genro (Justiça).

Tarso encabeça o grupo que responsabiliza a antiga cúpula do PT pelos escândalos que demoliram o até então propalado pilar ético do partido.

Uma tabelinha entre Tarso e Dilma para preencher cargos de segundo escalão e influenciar decisões do governo tornou a ministra pouco popular na burocracia partidária.

Lula, entretanto, prefere a eventual candidatura de Dilma à de Marta.

Se um ministro for o candidato, Patrus é o nome em que o PT apostaria suas fichas - coordenador do Bolsa-Família, ele incrementará os recursos de sua área a partir de 2008.

Já as boas relações de Pimentel com o PSDB não são bem vistas por setores do PT.

Amigo de Lula, Jaques Wagner será lembrado como o primeiro na fila dos governadores se sua gestão for bem-sucedida.


Fonte: Folha Online - http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u325030.shtml




Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.