terça-feira, 16 de junho de 2009

Lideranças do PT vão discutir candidatura Ciro Gomes na segunda-feira




WANDERLEY PREITE SOBRINHO
colaboração para a Folha Online

Atualizado às 20h05.

As lideranças nacionais do PT vão debater na próxima segunda-feira (22) as primeiras estratégias para a disputa pelo governo do Estado de São Paulo nas eleições de 2010. De acordo com o presidente estadual da legenda, Edinho Silva, a opção de lançar Ciro Gomes (PSB-CE) como cabeça de chapa será um dos temas do encontro.
Danilo Verpa/Folha Imagem
Ciro Gomes pode ser a opção do PT para disputar o governo do Estado em São Paulo
Ciro Gomes pode ser a opção do PT para disputar o governo do Estado em São Paulo

A reunião --marcada antes que o nome de Ciro fosse ventilado-- vai contar com lideranças de todo o país, como senadores e deputados federais. "Essa já era uma reunião marcada para debater a tática eleitoral, mas vem muito a calhar porque nossas lideranças vão poder formalizar suas opiniões", disse ele à Folha Online.

Apesar de o tema ter tomando o PT de assalto, Edinho afirma que a primeira opção ainda é uma candidatura própria. "O que nós temos como posição hoje é uma resolução aprovada no PT que pede a construção de um candidatura própria em São Paulo", afirmou.

Ele não descartou, no entanto, o diálogo com o PSB, de Ciro. "Nesse momento temos priorizado a construção de um projeto alternativo para o Estado de São Paulo, e é evidente que queremos o PSB, queremos dialogar como deputado Ciro Gomes."

Edinho também disse que os possíveis candidatos petistas não estão preocupados com o nome de Ciro. "Está tudo muito tranquilo porque o PT vive um momento de unidade partidária. Existe um diálogo aberto dentro do PT, o que dá segurança às lideranças porque o processo será definido com a participação deles", afirmou

José Dirceu

Hoje, o ex-ministro petista José Dirceu (Casa Civil) afirmou em seu blog que o PT não deve descartar a candidatura de Ciro em São Paulo. "O momento é de buscar alianças e alternativas, seja uma candidatura única em coalizão com o PSB-PDT-PC do B, seja duas ou três candidaturas do nosso campo (oposicionista no Estado). Não devemos descartar nada. Nem a candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), nem a do Dr. Helio, prefeito de Campinas (PDT)", disse.

Ele disse, no entanto, que a legenda tem nomes fortes para lançar na disputa e cita a ex-prefeita Marta Suplicy, os senadores Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy, o deputado Antonio Palocci, o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, e o ministro da Educação, Fernando Haddad.

"Não podemos nem devemos nos recusar a analisar as alternativas para o pleito majoritário, mesmo com nomes fortes para a disputa com os que dispomos", afirmou ele.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.