terça-feira, 30 de setembro de 2014



Aécio fica na cola de Marina na reta final

Aécio reduziu a diferença para Marina Silva de 9,8% para 5,4% pontos percentuais, em comparação ao levantamento da semana passada.
Étore Medeiros
Publicação: 30/09/2014 00:12 Atualização: 30/09/2014 07:17
Brasília – Mais de um mês depois de cair para o terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto – após o acidente que matou Eduardo Campos (PSB) –, Aécio Neves (PSDB) conseguiu consolidar um crescimento na reta final da campanha que o coloca definitivamente na briga pelo segundo turno. De acordo com a pesquisa CNT/MDA divulgada nessa segunda-feira, o ex-governador de Minas Gerais reduziu a diferença para Marina Silva de 9,8% para 5,4% pontos percentuais, em comparação ao levantamento da semana passada.

Agora, a ambientalista tem 25,2%, contra 19,8% do tucano. Se a diferença encolher mais um ponto percentual, os dois estarão tecnicamente empatados. A margem de erro da pesquisa é de 2,2%. A subida de Aécio já havia sido constatada pela pesquisa Istoé/Sensus, divulgada na sexta-feira. De acordo com o levantamento, Marina teria 25% das intenções de voto, contra 20,7% do tucano. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2%, o cenário já revelava um empate técnico entre os dois. De acordo com a Istoé/Sensus, Dilma Rousseff (PT) tem 35% da preferência do eleitorado.

Depois de perder a dianteira para a substituta de Campos, Dilma se consolidou novamente à frente no levantamento CNT/MDA. Com 40,4% das intenções de voto, a presidente tem uma vantagem confortável sobre Marina no primeiro turno. Além disso, aparece pela primeira vez à frente da ex-senadora no segundo turno. Com nove pontos de vantagem, Dilma tem 47,7% das intenções de voto, contra 38,7% de Marina. Na pesquisa anterior, as duas estavam tecnicamente empatadas (42% para a petista e 41% para a socialista). A pesquisa também dá a vitória a Dilma contra Aécio (49,1% a 36,8%). No último cenário pesquisado, de disputa entre Marina e Aécio, a candidata do PSB tem 41,1% das intenções de voto no segundo turno, contra 36% do tucano.

A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da Federação de todas as cinco regiões do país, entre 27 e 28 de setembro. No primeiro turno, também pontuaram os candidatos Luciana Genro (PSol), com 1,2%, e Pastor Everaldo (PSC), que teve 0,6% das intenções de voto. Os demais candidatos somaram 0,5%. Votos brancos e nulos somam 5,9%, e 6,4% dos entrevistados não sabem ou não responderam. A sondagem foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00992/2014.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.