sexta-feira, 2 de maio de 2014

Encontro Nacional do PT reforça candidatura da Dilma e tenta abafar 'Volta Lula’

Por Vasconcelo Quadros - iG São Paulo | - Atualizada às
  • participam do encontro realizado em São Paulo; eles vão apontar as diretrizes do programa de governo
O PT vai reforçar a candidatura de Dilma Rousseff e tentar abafar o movimento “Volta Lula”. Foi o determinado entre todas as correntes do Partido dos Trabalhadores durante o Encontro Nacional do PT, que acontece nesta sexta-feira (2) e sábado (3), no salão de convenções do Anhembi, em São Paulo.
Esta noite, Lula e a presidente Dilma vão participar do Encontro Nacional do PT. O objetivo da reunião é apontar as diretrizes do programa de governo de Dilma, entre eles se deve ser mantido o entendimento com o PMDB, inclusive a candidatura do vice Michel Temer, e os partidos da base.
Leia também: Encontro Nacional do PT sepulta o 'Volta Lula', diz ministro Gilberto Carvalho
O encontro ocorre em meio ao fogo cerrado das oposições para minar a candidatura de Dilma e forçar um segundo turno nas eleições presidenciais deste ano.
Os partidos de oposição contaram com dois episódios péssimos para o governo: a queda para 37% de Dilma na preferência do eleitorado e a bancada do PR, partido da base, divulgou esta semana um manifesto pelo “Volta Lula”, forçando a presidente a reafirmar sua candidatura com base na fidelidade recíproca com seu principal cabo eleitoral.
Na quarta: Para Berzoini, "Volta Lula" não faz sentido
Leia mais: Dilma diz que "tocará em frente" mesmo sem apoio da base
Entre os partidários do PT que defenderam a reafirmação da campanha de Dilma e também a necessidade de que o partido tire uma resolução até o fim do encontro uma maneira de anular o “Volta Lula” foram o presidente do PT Rui Falcão; o ministro da articulação política Ricardo Berzoini; (PT-SP); José Guimarães (PT-CE), da corrente Construindo um Novo Brasil e ex- líder do PT da Câmara; a ex-ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário (PT-RS), da corrente Movimento PT; MarKus Sokol, da corrente O trabalho; o deputado Fernando Ferro (PT-PE), da corrente mensagem. O ministro da Pesca José Fritsch defendeu que o Lula assuma a coordenação da campanha da Dilma
No encontro, também foi abordado o retorno do ex-deputado José Genoino para o presídio da Papuda. “Foi um desrespeito através de uma decisão monocrática. O partido responsabiliza o Barbosa pelo o que acontecer com o Genoino”, disse Rui Falcão.
Condenado no processo do mensalão, Genoino estava em prisão domiciliar temporária desde novembro do ano passado, depois de passar mal na prisão e alegar problemas de saúde. Desde então, Genoino morava na casa alugada em Brasília com sua mulher e filhos. A defesa do deputado chegou a pedir ao Supremo que a prisão domiciliar fosse concedida em definitivo, pedido negado pelo ministro Joaquim Barbosa.
Leia tudo sobre: PTluladilma rousseffpresidência
 
     
vídeos recomendados

para você

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.