domingo, 1 de dezembro de 2013

De olho na reeleição, Dilma faz ação preventiva para garantir palanques (Gerson Camarotti)

Numa ação preventiva, a presidente Dilma Rousseff iniciou neste fim de semana uma série de reuniões com o objetivo de montar os seus palanques estaduais e ao mesmo tempo esvaziar os palanques regionais de seus dois principais rivais: o senador tucano Aécio Neves e o governador Eduardo Campos, do PSB.
Ao lado do ex-presidente Lula, Dilma recebeu no sábado (30) primeiro os caciques do PMDB e depois as principais lideranças do PP. A reunião serviu para mapear os principais conflitos entre os partidos aliados nos estados.
Aconselhada por Lula, Dilma decidiu antecipar as conversas para solucionar os principais problemas para 2014. E onde não for possível, a tentativa será de estabelecer um pacto de convivência. O PT quer evitar que partidos aliados liberem nos estados palanques para os adversários de Dilma.
Em troca, as legendas governistas querem garantir a presença de Dilma e Lula nos estados com palanques duplos. Há preocupação em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Paraíba. Os aliados argumentam que está na hora do PT abrir mão de candidaturas regionais em troca do apoio à reeleição de Dilma. E o PT sinalizou apoio ao candidato da família Sarney no Maranhão.
A presidente Dilma também deixou claro que deseja uma melhor sintonia na relação entre o Executivo e o Legislativo. E aproveitou a presença dos presidentes da Câmara e do Senado para demonstrar sua preocupação com algumas votações recentes no Congresso.
Uma coisa é certa: de acordo com um dos participantes da reunião, a essa altura do campeonato, não resta mais alternativa para o PT e o PMDB. Os dois terão que caminhar juntos em 2014. Por isso, a ordem é tentar diminuir as divergências.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.