quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dilma e Campos entre afagos e alfinetadas

Ambos participaram da cerimônia de conclusão da plataforma P-62
   




 

     Compartilhar
No primeiro encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, desde a saída do PSB da base de apoio ao Planalto, os dois pré-candidatos à Presidência trocaram afagos, mas também pequenas alfinetadas sobre o financiamento de obras no Estado.  
Em Ipojuca, a 55 km do Recife, Campos deu trégua nas críticas e elogiou Dilma. “[Este momento] poderia ser entendido como encontro entre quadros que amanhã poderão viver legitimamente uma disputa democrática. Mas não”, disse. “É um encontro entre uma presidenta eleita democraticamente e um governador reeleito, que sabem separar o interesse público da disputa política.”

Ambos participaram, no porto de Suape, de cerimônia de conclusão da plataforma de petróleo P-62. Antes, visitaram obras da refinaria Abreu e Lima, da Petrobras. Campos citou Dilma como “brasileira honrada que ajudou a construção do Brasil” e deu a entender que deixará o cargo no fim de março para se dedicar à campanha.

Dilma retribuiu as amabilidades (em termos como “recepção fraterna” e “alto nível das relações”), mas fez questão de frisar que o investimento de R$ 1,2 bilhão no Arco Metropolitano do Recife terá “dinheiro exclusivo” federal. Obra-chave de infraestrutura para o Estado, o projeto do anel viário foi desenvolvido pela gestão de Campos, mas assumido pelo Palácio do Planalto em março.

Em nota após o evento, o governador disse que sua gestão se “adiantou” ao Dnit, que teria a “competência” de tocar o projeto desde o início. “Nos adiantamos para que o povo se beneficiasse o quanto antes”, diz o texto. Em discurso, Campos disse que a “nova política” requer que os recursos para obras sejam tratados como “dinheiro do povo”. “A nova política nos obriga sempre a olhar para a frente [...], pensar um futuro em que os recursos públicos pertençam ao povo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.