segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Ciro cresce e preocupa Lula e o PT


Ciro Gomes está animado e não quer saber de desistir

Ciro Gomes está animado e não quer saber de desistir

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) está feliz da vida com os rumos que sua pré-candidatura à Presidencia da República está ganhando e deverá ficar ainda mais satisfeito caso se confirme, nesta segunda-feira, o que alguns jornalistas têm antecipado como resultado da rodada da pesquisa Ibope/CNI.

Na consulta, Ciro apareceria um pouco à frente, dentro da margem de erro da pesquisa, da ministra Dilma Rousseff, candidata preferencial do Palácio do Planalto, embora ambos ainda distantes do líder absoluto, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

O crescimento de Ciro e, pior, a estagnação e o recuo das indicações do eleitorado em favor de Dilma estão deixando os articuladores e as cabeças pensantes do PT muito preocupados. Em entrevista, o ex-ministro chefe da Presidência da República José Dirceu, já começou fazer ameaças ao PSB, que já admite a possibilidade de caminhar junto com Ciro Gomes.

Dirceu defende que, se os socialistas fecharem questão em torno do deputado cearense, o PT rompa as alianças estaduais que estão sendo firmadas com o PSB. “Ela (Dilma) não pode ficar sem palanques nos Estados”, justificou o ex-ministro. A acomodação das alianças nos Estados foi objeto de uma conversa entre o presidente Lula, Ciro e Cid Gomes, governador do Ceará, há dez dias, em Fortaleza. Na ocasião, Cid defendeu a candidatura de Ciro como estratégica e negou qualquer constrangimento em abrigar Dilma no seu palanque.

José Dirceu discorda dessa estratégia e ele ainda tem muita força dentro do PT para fazer prevalecer sua tese. Com isto, ele visa principalmente os Estados do Ceará (onde Ciro tem o apoio do governador) e Pernambuco (onde o governador Eduardo Campos, que é do PSB, poderia ter sua candidatura enfraquecida sem o apoio do PT).

Lula e Dirceu ainda sonham com a possibilidade de pressionar Ciro Gomes a desistir de concorrer e aceitar a proposta de disputar o governo de São Paulo numa aliança com o PT. O cearense já disse que não aceita isto, mas o PSB o fez transferir o título eleitoral para a capital paulista, o que mantém as portas abertas para a solução que o Palácio do Planalto deseja.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.