domingo, 27 de setembro de 2009

Ciro quer provocar 2º turno e libera PSB no Estado



Aline dos Santos

Marcelo Victor
Segundo Ciro, PSB está liberado para fazer aliança que achar melhor
Em segundo lugar nas pesquisas eleitorais para presidente da República, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) demonstra clara intenção de provocar o segundo turno em 2010.

Para tanto, durante visita a Campo Grande, adotou o discurso de atacar o PSDB de José Serra, que aparece em primeiro lugar nas pesquisas e poupar a ministra Dilma Roussef, eleita de Lula para disputar a eleição em 2010.

Segundo ele, a possibilidade do segundo turno “é a substância da avaliação com o presidente Lula”. E prossegue: “Se tivermos prudência, cada um cumpre o seu papel. No segundo turno, nos econtraremos em qualquer circunstância”, salienta.

Para não entrar em conflito com a ala petista que acredita que a candidatura de Ciro pode não só “roubar” votos de Serra, mas prejudicar o próprio projeto de manter o PT na presidência, Ciro Gomes promete fazer um primeiro turno sem ataques à ministra. “Não ataco pessoas, mas idéias. Já fiz ataques, até com certa agressividade, mas estou amadurecido e ficando careca”.

Questionado se poderia ser vice de Dilma Roussef, Ciro descartou a hipótese. “Ninguém é candidato a vice. Ser vice é uma contingência complementar. Se digo que seria uma honra para qualquer brasileiro, você estamparia na manchete ‘Ciro admite ser vice da Dilma’ e não é disso que se trata. Sou candidato a presidente”.

No bico - Já para o PSDB, o deputado disparou críticas e disse que prefere não ser candidato a nada, desde que seja para evitar que os tucanos retomem o poder. “Meu adversário, que vou bater com toda força, é a tentativa de voltar ao passado. Claramente, ele [José Serra] representa a volta do Fernando Henrique, que impôs a agenda de tragédia socioeconômica para o Brasil. Não deixarei que o nosso povo seja levado no bico”.

Melhor - Sobre a política local, Ciro Gomes afirmou que o PSB de Mato Grosso do Sul terá autonomia para decidir alianças. “Aqui, eles vão fazer o que acharem melhor”. O presidenciável participou do III Encontro estadual do PSB, realizado hoje à tarde no Crea/MS.

Leia Mais:
26/09/2009
07:48 - PSB traz Ciro Gomes neste sábado para filiar dissidentes

22/09/2009
15:24 - Serra lidera sucessão de Lula; Ciro empata com Dilma

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.