quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dilma acerta um ‘pré-acordo’ com o PMDB de Temer




Sérgio Lima/Folha
A presidenciável Dilma Rousseff (PT) encontrou-se reservadamente com o deputado Michel Temer (PMDB-SP). Deu-se nesta terça-feira (22).



A dupla acertou o seguinte: até o final de outubro, PT e PMDB vão firmar uma espécie de pré-acordo nupcial.



No contrato, ficará ajustado que as duas legendas vão ao altar de 2010 de mãos dadas com Dilma.



O acerto deixará subentendido que o vice da candidata de Lula será indicado pelo PMDB. Mas o nome do noivo não será explicitado.



A conversa entre Dilma e Temer teve testemunha: o deputado Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB na Câmara.



Consultado sobre os termos do trato, o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), pôs-se de acordo.



Falta agora expor os novos pontos da costura a Lula. Algo que será feito logo que o fiador de Dilma retornar do périplo internacional.



Temer foi a Dilma nas pegadas de uma reunião que tivera, também nesta terça (22), com o neotucano Orestes Quércia, presidente do diretório paulista do PMDB.



Fechado com a candidatura presidencial de José Serra (PSDB), Quércia encarecera a Temer que desistisse da tentativa de antecipar o calendário.



Quércia fizera-se acompanhar do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS).



A exemplo da seccional paulista, também o pemedebê pernambucano de Jarbas e o gaúcho de Ibsen torcem o nariz para Dilma e para o PT.



A “embaixada” do grupo pró-Serra produziu efeito inverso ao pretendido. Sentindo o cheiro de queimado, Dilma tratou de se entender com Temer.



Presidente da Câmara e presidente licenciado do PMDB nacional, Temer é, hoje, o nome mais cotado para compor a chapa com Dilma.

Escrito por Josias de Souza às 02h47

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.