sábado, 12 de setembro de 2009

Tucanos flertam com ministros do PMDB para 2010

CATIA SEABRA
da Folha de S.Paulo

Disposto a dinamitar uma aliança nacional do PMDB com o PT, a oposição flerta hoje com dois ministros do governo Lula: o das Comunicações, Hélio Costa, e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.

Com o aval de Hélio Costa, o presidente do PMDB de São Paulo, Orestes Quércia (SP), se reuniu com o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), para discutir a edição de uma aliança entre tucanos e peemedebistas no Estado.

Patrocinador da aliança com o governador José Serra (PSDB) em São Paulo, Quércia sugeriu que Aécio apoie a candidatura de Costa ao governo, sob o argumento de que um acordo em Minas pavimentaria a negociação com o PMDB no cenário nacional. Ele lembrou ainda que Aécio será o herdeiro dessa costura caso Serra não concorra à Presidência.

"Seria uma forma de Minas prestigiar nossa aliança com o PSDB", justificou Quércia.

Costa não é o único ministro a retribuir aos acenos do comando do PSDB. Em confronto com o governador da Bahia, o petista Jaques Wagner, Geddel deverá se reunir com aliados de Serra nos próximos dias.

Na oposição, há até quem defenda que o DEM abra mão da disputa em favor de Geddel. A proposta tem eco até mesmo entre democratas.

Na Bahia, o senador Paulo Souto (DEM) é hoje o nome mais forte de oposição a Wagner. Mas não está descartado o apoio a Geddel.

Outra alternativa seria convencer Geddel a se lançar ao Senado numa aliança PSDB-PMDB-DEM. Hoje, o ministro insiste na candidatura ao governo. "Não há como voltar atrás", repete ele.

Embora reafirme a candidatura de Souto na Bahia, o democrata Jorge Bornhausen (SP) prega uma investida no PMDB. Ele lembra que as negociações avançam em Estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. "Mas precisamos ampliar."

No Rio Grande do Sul, o próprio PSDB deverá apoiar o PMDB. Além de Bornhausen e do prefeito Gilberto Kassab, o chefe da Casa Civil do governo Serra, Aloysio Nunes Ferreira, estimula aproximação com o PMDB. Segundo Quércia, o próprio Ferreira sugeriu que conversasse com Aécio.

No encontro no Palácio das Mangabeiras, sede do governo mineiro, Quércia pediu que Aécio usasse sua influência sobre o PMDB do Estado para assegurar a vitória de Costa nas disputas internas do partido. Ministro de Lula, Costa enfrenta uma ala do PMDB favorável à aliança com o PT de Minas.

"Tenho otimismo em diversos Estados, inclusive na Bahia", disse Quércia, após o encontro, na quinta-feira.

Na conversa, Aécio disse que decidirá seu destino político até dezembro. No PSDB, a aposta é que desista de disputar ao Senado ao lado do ex-presidente Itamar Franco.

Dono do maior tempo de TV no horário eleitoral, o PMDB é alvo de preocupação na cúpula do PT. Apesar da atuação de Lula em defesa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), petistas começam a duvidar da consolidação de uma aliança formal pela candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Um indício de desembarque seria a manifestação do governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), contra o projeto do governo sobre a exploração do pré-sal. No Rio, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), mantém a candidatura contra Cabral. "Estou firme."

Leia mais:

http://www.edsonpaim.com.br/

http://resumodasnoticiasdosjornais.blogspot.com/

http://manchetesdehoje.blogspot.com/

http://niteroicidadesorriso.blogspot.com/

http://aquidauanaporemail.blogspot.com/

http://petroleonosso.blogspot.com/

http://cidadosanastacianospaineldopaim.blogspot.com/

http://olhaotempopaineldopaim.blogspot.com/


http://pibbrasileiropaineldopaim.blogspot.com/

http://brasilpotenciapaineldopaim.blogspot.com/


http://nobrasilenomundo.blogspot.com/

http://plantaomilitar.blogspot.com/

http://sucessao2010.blogspot.com/


http://copometaxaselic.blogspot.com/

http://politicapartidaria.blogspot.com/

http://politicaeospoliticos.blogspot.com/

http://sistemismoecolgico.blogspot.com/

http://contibuicaosocialdasaude.blogspot.com/

http://ecologiasemecologismo.blogspot.com
/

http://aconteceuemagumlugar.blogspot.com/


Leia mais notícias sobre as eleições 2010

Outras notícias sobre política em Brasil

Especial

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.