sábado, 30 de janeiro de 2010

Apenas 7 pontos percentuais separam Dilma de Serra

Se Ciro sair da disputa, a diferença sobe para nove pontos

No 2º turno, o tucano prevalece sobre petista: 46% a 35%

Moacyr Lopes Jr./Folha

A última pesquisa do instituto Vox Populi informa que José Serra e Dilma Rousseff tomaram o elevador. Ele, para baixo. Ela, para o alto.

A diferença que separa a candidata de Lula do presidenciável da oposição estreitou-se de 21 pontos percentuais para apenas sete.

Serra (PSDB) caiu cinco pontos –de 39% para 34%. Dilma (PT) escalou nove pontos –de 18% para 27%.

Ciro Gomes (PSB) perdeu seis pontos percentuais. Tinha 17%, um ponto a menos que Dilma. Agora, dispõe de 11%.

Marina Silva (PV) oscilou dois para baixo. Foi de 8% para 6%. A variação está dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos (para mais ou para menos).

Portanto, tomando-se o cenário que inclui Ciro Gomes, o resultado seria, de acordo com o Vox Populi, o seguinte:

- Serra: 34%

- Dilma: 27%

- Ciro: 11%

- Marina: 6%

- Indecisos, brancos e nulos: 18%

Aferiu-se também o potencial dos candidatos num segundo cenário, dessa vez sem o nome de Ciro Gomes, como deseja Lula.

Nesse cenário, a vantagem de Serra (38%) para Dilma (29%) passa a ser de nove pontos percentuais. Eis o resultado:

- Serra: 38%

- Dilma: 29%

- Marina: 8%

- Indecisos, brancos e nulos: 23%

Pode-se concluir: 1) A maior parte dos votos atribuídos a Ciro parece migrar para o rol dos indecisos. 2. Hoje, a desistência beneficiaria mais Serra do que Dilma.

O Vox Populi também perscrutou o resultado do segundo turno. Se acontecesse hoje, Serra prevaleceria sobre Dilma. Ele beliscaria 46% dos votos. Ela, 35%.

Diferença ainda confortável, de 11 pontos. Mas já foi maior. Em agosto do ano passado somava 14 pontos percentuais.

Dilma amealhara, então, 32%, contra os mesmos 46% atribuídos a Serra.

Os pesquisadores perguntaram aos eleitores, de resto, se votariam num candidato a pedido de Lula –30% disseram que sim, com certeza.

É esse o tamanho do poder de Lula. Quase um terço do eleitorado se diz disposto a fazer o que o mestre mandar. Sorte de Dilma, que jamais disputou eleições.

Prometidos para segunda-feira, os números do Vox Populi só vieram à luz na noite desta sexta (29).

Foram ao ar no jornal da TV Bandeirantes. Ouviram-se 2.000 mi pessoas em todo país. A margem de erro, como já foi dito, é de 2,2 pontos percentuais.

- PS.: Siga o blog no twitter.

Escrito por Josias de Souza às 00h59

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.