Estratégias para captar votos na rede já estão a pleno vapor. Pré-candidatos se tornam "tuiteiros" e apostam em mídias sociais
Divulgação
Presidenciáveis José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva viraram twitteiros, na caça aos votos
G1
Em plena expansão no Brasil, a internet promete ser uma ferramenta fundamental nas campanhas eleitorais deste ano no país.
Atentos ao potencial de instrumentos como mídias sociais e softwares para arrecadação online, os principais pré-candidatos à Presidência já articulam estratégias para fisgar o eleitor na rede.
E não são poucos votos. Se em 1998 o índice de brasileiros com acesso à internet era inferior a 3% do total de eleitores, hoje há 67,5 milhões de brasileiros de 16 anos ou mais (35% da população) com acesso à rede em qualquer ambiente, como casa e trabalho, segundo pesquisa do Ibope Nielsen Online.
Outros números acendem o radar das campanhas. Do total de usuários, 31,7 milhões costumam navegar por redes sociais (como Twitter e Facebook), blogs e outros sites de relacionamento.
O uso eleitoral da internet ganhou relevância com a eleição de Barack Obama nos EUA, em 2008. Ferramentas como o my.barackobama.com ajudaram a organizar eventos reais e revolucionaram a captação de recursos para a campanha, que atingiu US$ 500 milhões, com 3,2 milhões de doadores.
Tendência que não passou despercebida pelo mundo político. Até então novatos na chamada Web 2.0, por exemplo, os principais pré-candidatos à Presidência se tornaram em pouco tempo “tuiteiros” (usuários do Twitter), adaptando seus discursos ao universo de 140 caracteres do microblog.
quinta-feira, 3 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(112)
-
▼
junho
(12)
- FHC e Guerra vão a reunião para definir vice de Serra
- Mais uma crise na campanha do Serra: DEM e PSDB es...
- Uol Eleições no Painel do Paim
- Ministro do TSE suspende propaganda do PSDB com Serra
- Após se aliar a Puccinelli, sigla sofre debandada ...
- Eleição começa com dúvidas que nem o TRE sabe resp...
- 17 ° Festival Mundial da Juventude e dos Estudante...
- Romeu Tuma Júnior, secretário nacional de Justiça,...
- Lula diz que mudou de nome e será Dilma na cédula ...
- Dilma vai fustigar Serra em convenção
- Avanço da internet condiciona campanha presidencial
- PMDB ameaça adiar convenção nacional
-
▼
junho
(12)
Quem sou eu
- Blog do Paim
- Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário