quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Em reunião, PT e PMDB detalham acordo pró-Dilma

Lideranças do PT e do PMDB realizam nesta quarta (4), em Brasília, uma reunião para tentar superar os impasses que envenenam a parceria nos Estados.

Será o primeiro encontro depois do jantar oferecido por Lula. Aquele em que o pedaço governista do PMDB comprometeu-se a apoiar Dilmar Rousseff, do PT.

Tenta-se agora superar as desavenças que perduram em vários Estados. Localidades em que as duas legendas tem interesses eleitorais conflitantes.

O PMDB pediu o encontro. Reclama de falta de solidariedade do PT. Algo que leva alguns diretórios estaduais a flertar com José Serra (PSDB), o virtual rival de Dilma.

Há casos tidos como perdidos. Dá-se de barato que, em pelo menos quatro Estados, o PMDB rendeu-se a Serra: São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina e Acre.

Há outros em que o risco de defecção é latente. Por exemplo: Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Há, de resto, Estados em que, embora divididos, pemedebês e petês tentam pôr em prática a política do palanque duplo. A Bahia é um deles.

É improvável que a reunião desta quarta resulte em pacificação instantânea. Será apenas o primeiro de uma série de encontros.

Escrito por Josias de Souza às 06h11

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.