domingo, 26 de outubro de 2014

Datafolha mantém Dilma na frente em suposto ‘empate técnico’

25/10/2014 18:45
Por Redação - de São Paulo

Dilma
Mobilizações pró-Dilma acontecem de Norte a Sul do Brasil neste final de semana

A pesquisa de boca de urna do Instituto Datafolha, com entrevistas realizadas nesta sexta-feira e sábado – a última a ser divulgada antes dos resultados finais, nas urnas –, passa a ideia de que o segundo turno da eleição presidencial chega ao final com um “empate técnico” entre a presidenta Dilma Rousseff (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB). Com apenas os votos válidos, o que exclui brancos, nulos e indecisos, Dilma situa-se com 52%, enquanto Aécio alcança 48%.
“Trata-se de um empate técnico no limite máximo da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos”, diz o texto divulgado no site do diário conservador paulistano Folha de S. Paulo, no início da noite. “A probabilidade maior que é Dilma esteja à frente. Isso porque a situação de empate efetivo só ocorre numa combinação que considera os máximos da margem de erro para cada um em sentidos opostos (Dilma para baixo, Aécio para cima)”, esclarece a publicação.
“Na pesquisa anterior do Datafolha, nos dias 22 e 23, Dilma tinha 53%, Aécio 47%, uma diferença fora da margem. A oscilação negativa da petista mostra agora que ela parou de abrir vantagem sobre o rival. Em votos totais, o placar da última pesquisa do segundo turno é Dilma 47% ante 43% de Aécio. Brancos e nulos somam 5%. Outros 5% não sabem em quem votar”, acrescentou.
O Datafolha, segundo a FSP, esclarece que “os números da atual pesquisa não podem ser confundidos com uma tentativa de previsão dos resultados da eleição deste domingo. O levantamento é um retrato da corrida eleitoral no período em que as entrevistas foram feitas. Com a maior das entrevistas foram realizadas nesta sexta, o levantamento não é capaz de captar com precisão eventuais mudanças de opinião no sábado. Nem tem como identificar eventuais alterações no próprio domingo”.
Os números da rejeição de cada candidato também foram divulgados pelo Datafolha. Aécio é rejeitado por 41%. Dilma, por 38%. Por encomenda da FSP e da TV Globo, o Datafolha ouviu 19.318 eleitores em 400 municípios. O nível de confiança é 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-1210/2014.




Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.