quinta-feira, 9 de outubro de 2014


Ibope e Datafolha: Aécio tem 46% e Dilma, 44%

Os dois institutos também coincidem sobre os votos válidos: Aécio, 51%, e Dilma, 49%

Jornal do Brasil
Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira sobre o segundo turno das eleições presidenciais mostra Aécio Neves e Dilma Rousseff tecnicamente empatados, dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o instituto, o candidato tucano tem 46% das intenções de voto, contra 44% da petista. Votos brancos e nulos são 6%; indecisos, 4%.
O Ibope fez a simulação do segundo turno levando em conta apenas os votos válidos, ou seja, eliminando os brancos e nulos. Nesse caso, Aécio Neves tem 51% e Dilma, 49%, também um empate técnico dentro da margem de erro.
O Datafolha também divulgou a pesquisa para o segundo turno. Os números são iguais aos do Ibope, só divergindo nos votos brancos e nulos e indecisos.
Segundo este instituto, Aécio tem 46% e Dilma, 44%. Brancos e nulos, 4%; indecisos, 6%.
Levando em conta os votos válidos, Aécio tem 51% e Dilma, 49%.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre quarta e quinta-feira. Já o Datafolha ouviu 2.879 eleitores, também entre quarta e quinta.
Primeiro turno
No primeiro turno, a presidente Dilma obteve 43.267.668 dos votos válidos (41,6%). Aécio ficou com 34.897.211 votos (33,5%). Nas próximas semanas, as duas campanhas disputarão principalmente os 22.176.619 votos que foram para Marina Silva (PSB).

Tags: #eleições2014, brasil, eleição, eleitor, urna

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.